sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Estimulação

Estimular é: Incentivar, impulsionar, intervir para que a criança possa desenvolver e potencializar a capacidade do seu cérebro. A estimulação deve começar o mais cedo possível, principalmente para crianças com síndrome de down. 
São um conjunto de ações que procuram melhorar as capacidades do indivíduo, de acordo com sua faixa etária e desenvolvimento. 

A Milena está na estimulação desde os 2 meses e realiza várias atividades na apae e também em casa. Eu e o pai dela sempre procuramos atividades para que ela interaja e aprenda.
Colocamos muitos dvs com música, movimento e cores. 
Fiz alguns chocalhos com diferentes grãos dentro, para além do barulho diferente, ela perceba a diferença de peso. 
Cantamos muito para ela, em todas as ocasiões. Tudo ganha motivo para uma música.
Procuramos associar bastante as cantigas o que acontece no dia a dia. Exemplo: Ao buscar ela no berço de manhã, cantamos: "Bom dia, o sol nasceu lá na fazendinha. Já cocoricou dona galinha....."  e assim vai.
Ela tem tapete de EVA com textura para além dos exercícios de fisio, ela fique passando a mão e sentindo. Desde bebê passava a mão dela em várias superfícies para ela sentir a diferença. Agora quando vê algo diferente ela fica passando a mãozinha ou apertando.
Faz trabalho com luzes, papel celofane de diversas cores, brinquedos de diferentes formas, texturas ásperas e fofas, bolhas de sabão e mais uma série de coisas.
Com o trabalho de estimulação da apae e o reforço em casa, tentamos aproveitar o melhor período de plasticidade cerebral para que ela melhor se desenvolva.



 
Para você mãe e pai de bebê seja com SD ou não, procure sempre estimular seu filho, fornecendo atividades para que melhore seu desenvolvimento. Não precisa ter brinquedos caros mirabolantes. Utilizando a criatividade temos como criar muitas opções para eles. Basta estarmos atentos e as oportunidades surgirão. Claro que dedicação é fundamental.

Esse material é muito bom, desenvolvido pelo movimento down: guia de estimulação para crianças com síndrome de down
Observe o que você pode colocar no dia a dia do bebê e lembrando que cada bebê tem seu nível de desenvolvimento. Não existe uma tabela que diga que naquele mês seu bebê vai desenvolver uma atividade. Cada bebê é único e diferente. Bom isso não é?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!