quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Parabéns, o seu filho tem síndrome de down!

Hoje, 3 de dezembro, comemora-se o dia internacional de pessoas com deficiência. Fiquei sabendo de um projeto belíssimo criado nos Estados Unidos, na Filadélfia, que tem por objetivo minimizar o "sinto muito" recebido pelos pais dos médicos no momento da notícia que o bebê tem a síndrome.
Um dos idealizadores desse projeto tem um irmão com a síndrome e sempre escutou a maneira negativa que seus pais receberam a notícia. Por isso reúne jovens com a síndrome em um acampamento e os mesmos escrevem cartas para os pais de forma a incentivar, amenizar as angústias e dar boas vindas a eles.

Segue aqui um trecho de uma das cartas, redigida pelo jovem Jason:

"Eu quero que você saiba que a minha mãe estava com medo no início. Ela teve muitas preocupações. As pessoas diziam que eu não era perfeito. Eu entendo o que se sente ao ser deixado de fora. Mas agora eu estou orgulhoso de ser um defensor e ter amigos como Nathan. Seu filho vai ser bonito e maravilhoso e uma bênção. O seu filho irá ajudá-lo a descobrir a sua própria verdade. Eu amo minha vida. Todas as coisas que eu faço me ajudam a provar que o seu filho vai ser incrível". 

Sensacional não é mesmo? 
Penso como seria se eu tivesse recebido uma carta dessas....

Na minha cidade não vejo exemplos de jovens ou adultos que se destaquem. Será que aqui o progresso de inclusão demorou para chegar? Será que os pais não tiveram informações, incentivos na época?  
Vamos lutar para que as pessoas tenham mais respeito pelas diferenças, que os pais tenham mais coragem para desafiar os obstáculos e que a sociedade possa dar oportunidades a todos eles, porque eles podem, dentro das suas possibilidades de se destacar sim!
Vamos deixar de ver bons exemplos somente no exterior ou em grandes cidades do Brasil, vamos abrir espaços....

Nesse link está o projeto com videos e outras cartas
http://www.phillyvoice.com/down-syndrome-congratulations-letters-new-parents/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!