terça-feira, 15 de julho de 2014

Desenvolvimento



Depois de um tempo sem dar notícias da Milena, volto contando sobre o desenvolvimento nesses últimos meses.

A correria está grande, além do trabalho e dos cuidados da nossa pequena, estamos na construção da futura casa feita principalmente pensando nela, em como podemos melhorar a qualidade de vida e criar maiores estímulos para seu desenvolvimento. Um apartamento não cria muitas possibilidades principalmente de mobilidade, fase que ela está explorando agora.

Com 1 ano e 2 meses a Milena começou a se arrastar. Depois de uma série de tentativas, um belo dia, sentei-a no chão e coloquei  uma boneca do outro lado da sala e me afastei. Meus olhos não podiam acreditar no que estavam vendo! Ela saiu do sentada debruçando-se e começou a se arrastar em direção a boneca. Você pode estar lendo isso e com admiração pensar: normal! grande coisa! mas não é simples assim. Cada conquista é única e cheia de alegria.

Para uma mãe de uma criança não atípica, o arrastar ou engatinhar pode ser um simples fato, normal como deve ser com todos os seres humanos. Mas para mim, cada conquista dela é uma vitória, porque é mais suado, mas difícil e mais comemorado assim também.


Com 1 ano e 3 meses depois também de muita estimulação, ela engatinhou. No domingo ensaiou uns passos com o primo Iuri, mas foi na segunda na fisioterapia que ela engatinhou pra valer. A fisio muita querida, gravou para mim esse fato. Uma grande recordação!




Depois disso ela não parou mais quieta. Vai por tudo. Começou a se erguer sozinha no sofá e se firmar cada vez mais e também caminhando com apoio.

 De pé abrindo as gavetas da cozinha.


Com 1 ano e 4 meses ela deixou de mamar no peito. Foi uma fase muito difícil para mim, dolorosa mesmo. Ela começou a me morder muito e não tive mais condições de prosseguir. Senti muito pois aquele vínculo mamãe-bebê foi cortado. 
Amamentar para mim foi a parte mais prazerosa de ser mãe. 
Fica a saudade, mas ao mesmo tempo a ansiedade da vivência de outras fases que ainda estão por vir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!